sexta-feira, 9 de julho de 2010


TWITTER. Até então, me reservei ao silencio em relação ao uso deste “sit de relacionamento pessoal”, em especifico. Entretanto, observei, por parte dos “twitteiros” um comportamento byronista (Byronismo - é caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angústia) do tipo:

1 – o nível cultural do twitter é o maior do que dos outros sits do mesmo estilo;

2 – somos (os twitteiros) mais elitizados;

3 – “a gentalha do Orkut está migrando e jogando ‘lixo eletrônico’ na rede, por isso estamos banindo esse povinho”;

4 – o bom que tem saber inglês, então seleciona os navegantes;

Francamente, em analise dos itens 1-4 só percebo o quanto uma rede social tem sido usada pra suprir as suas carências afetivas. Por que, veja bem, qual o papel relevante do twitter em relação a outros sits de relacionamento virtual social? Realmente não sei dizer.

Pude perceber que, alem de suprir a carência afetiva, serve pras pessoas divulgarem idéias (quase sempre fúteis) em 140 caracteres e tentar ser notado e ter seus momentos de 15 segundos de fama. Igualmente, repetir inverdades em escala progressiva ao ponto de virar mito ou verdade**. Não é a tóa que grande parte dos navegantes se satisfaz emocionalmente em estar seguindo seus ídolos (quase mitologico) e os próprios ídolos em estarem sendo seguido, como confirmação da existência de súditos admiradores, mesmo que isso valha sorteios de TV de plasma como fez o próprio Luciano Huck, e ao mesmo tempo uma crítica sagas, e nao menos egocêntrica em busca da satisfação e atenção, Demi Moore postar uma foto sem os dentes postiços.

Por que não lembrar que tem sido utilizada como meio mais eficaz do Bullying (termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender) ?

Estaria sendo dramático? Bom, quem não se recorda do “Cala boca Galvão” (Galvao Bueno – comentarista esportivo da Globo), ou dos ataques pessoas A Xuxa e sua filha Sasha?! Entretanto, seus navegadores se adornam do ego culto e byronista pra julgar, por exemplo, o Orkut (sem defesas ao Orkut ou quaisquer outros meios de relacionamento pessoal), como disse um amigo twitteiro que o Orkut é pra pessoas que só sabem ver fotos e futilidades... que estão no Orkut por nao saberem a língua inglesa.

Entao seria um fator ainda mais negativo ao twitter, se ele se propõe ser um sit de relacionamento virtual e ao mesmo tempo NÃO PERMITE que configurem a pagina para o idioma nacional do navegante. Sendo assim estar logicamente contrario ao que se propõe.

Bom, pessoalmente acho que o Twitter é as “famosas frases de caminhão" numa versão virtual... apenas isso! Ouso inclusive a ser contrario ao seu uso, por ousadia e capacidade de julgamento... não sou obrigado a saborear algo que a massa ignorante adota com padrão de cultura e inteligência!

No mais, o quase jargão: terapia pessoal!

4 comentários:

  1. Tô contigo e não abro.
    Minha inteligência ultrapassa os 140 caracteres e a altíssima população de idiotas-pseudo-intelectuais-fdps nao me atraem de jeito nenhum.
    Isso sem falar no modismo.
    E essa história de ser tudo em inglês pra selecionar naturalmente é de chorar de rir...
    Enfim, estamos no bloco dos sem twitter e somos felizes.

    ResponderExcluir
  2. Querido, parabéns!! O que posso dizer por agora de forma grosseira (e esperando ansiosamente para adentrar mais nesse "seu mundo" ;) é que você usa a escrita com bastante personalidade no que tange a não querer agradar, nem onfender ao passo que extrai de si o que pensa, sua forma de ver as coisas, e com muita propriedade sim, embora nem sempre técnica, porque não sabemos tudo, e tu consegues ser brilhante e humilde!!! Consegue acertar qualquer coração independente do seu grau de cultura, livre de preconceitos, preso apenas ao sentimento ;)

    ResponderExcluir
  3. XUUU!!!
    Esperando novas atualizações!!
    BJOBJO!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela visão realista acerca de tanta coisa ridícula do mundo.
    Gente inteligente assim é raro.

    ResponderExcluir